terça-feira, 26 de abril de 2011

Dinho Nascimento, revolução no Berimbau

Berimbau Blues é o nome da composição instrumental na qual Dinho utiliza um copo d’água como slide para tirar a melodia no berimbau.
Berimbau Blues também é o nome do primeiro cd idealizado e produzido por Dinho Nascimento, que também assina a maioria das composições que interpreta. Lançado pela Velas em agosto/1996, ganhou o X Prêmio Sharp de Música (Revelação) em 1997.
E Berimbau Blues também dá nome ao show no qual Dinho percorre o espaço sonoro com seu berimbau, percussão e voz, passando por diversos ritmos tais como maracatú, afoxé, reggae, salsa, capoeira, blues e jazz acompanhado por: Ronaldo Rayol (violão e guitarra), Anísio Melo Júnior (baixo elétrico), Neto Botelho (bateria), Daniel Allain (flauta e sax) e Cacau (percussão). Para compensar as limitações de escala, Dinho utiliza diferentes tipos de berimbau: o "viola"de sonoridade mais aguda; o "gunga"que cobre uma região média; o "berra-boi"com som grave, o "berimbaixo", no qual utiliza uma corda de baixo acústico e o berimbum, com uma cabaça tão grande que fica mais baixo ainda (os dois últimos, instrumentos de sua criação).
Sua musicalidade contempla o Universo em movimento, com um som autêntico e estimulante.
"Para mim, o blues significa um estado de espírito. Sempre achei que o berimbau, talvez por ser de origem africana, tem tudo a ver com o blues. Faço um trabalho de reciclagem da música. Gosto de misturar coisas que já ouvi, sejam ritmos, melodias ou palavras, e reciclar tudo", diz ele, tentando explicar a concepção musical que norteia suas composições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário