domingo, 24 de abril de 2011


Geslaney Brito e Iara Assessú  começaram sua parceria em eventos culturais diversos como festivais de música, semanas culturais e shows. Desde então celebram encontros em tantos projetos culturais pelo país. Com a proposta de difundir a música independente, calçados no fazer música com um olhar artístico, rendeiro, brincante e ao mesmo tempo preocupados com o trato dos arranjos e da interpretação. Caminham junto com essas vozes, cordas e tambores levando suas composições por um bom pedaço do Brasil. Muitas dessas canções, premiadas em vários festivais, integraram o CD Toré, idealizado e produzido por eles, lançado em 2007. Agora Geslaney e Iara partem para um novo trabalho, mais conciso e direcionado: De Tambores e Sementes , resultado de uma pesquisa às manifestações da cultura popular, ainda mais pulsante!
De Tambores e Sementes tem como objetivo a junção de elementos da cultura popular brasileira à música produzida no sudoeste baiano - influenciada pelas cantorias produzidas no polígono da seca, principalmente norte de Minas Gerais, utilizando-se de aspectos de varias manifestações culturais como o samba chula, o jongo ou candombe, a capoeira, a folia de reis, a congada, os toques de caboclo,  a cirando, o boi de janeiro, o aboio entre outros. Assim sendo De Tambores e Sementes vem carregado de "ritmos crioulos" que conduzem a folia do inicio ao fim.
O show De Tambores e Sementes tem duração de 70 minutos e conta com a participação do percussionista Date Sena, Iara Assessú na voz e percussão e Geslaney Brito na voz e violão; sendo este também responsável pela direção musical e arranjos.
A folia vem caracterizada pela presença marcante dos ritmos diversos que afloram através das nossas matrizes, quais passeiam até hoje pelos vários interiores, sobretudo, sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais.
 A tônica do projeto está nos momentos em que se sincronizam: cantigas de domínio público e canções autorais, permitindo ao público um passeio rítmico da diversidade cultural brasileira.
O show teve sua estréia em 2008, no 2º Circo de Cultura, na cidade de Vitória da Conquista onde também se apresentaram em eventos como o II Florescer Conquista, Natal da Cidade 2009, Viela Sebo-café, Conquista 2020, Festival Avuador; Música em cada esquina na cidade de Planalto BA, Espaço Mama África e EspaSú, ambos em Cumuruxatiba BA, e IX Semana de Arte e Cultura de Uibaí – BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário